top of page

6 maneiras de melhorar a imagem em seu aparelho de ultrassom

Atualizado: 30 de mai. de 2023



Tentar ajustar a imagem em uma máquina de ultrassom não é como ajustar as antenas em uma televisão velha. É preciso conhecimento específico da máquina. Ter uma imagem nítida no monitor ajudará a fazer um diagnóstico mais preciso. Tente usar algumas dessas maneiras para melhorar a imagem de ultrassom.

1. USE OS PRÉ-AJUSTES (PRESETS) CERTOS

A maneira mais rápida de melhorar a imagem é usar os pré-ajustes corretos. Isso reduzirá a quantidade de alterações que você precisa fazer nas configurações. Uma predefinição de um exame abdominal em crianças apresentará diferentes configurações de ganho, escala de cinza, frequencia e profundidade do que um exame abdominal em um adulto obeso, por exemplo.


2.VERIFIQUE A PROFUNDIDADE

A profundidade do ultrassom é um controle que faz uma grande diferença. O órgão que você deseja ver deve preencher três quartos da tela. Se você não ajustar isso primeiro, provavelmente terá que ajustar o ganho e a frequência uma segunda vez.


3. USE A FREQUÊNCIA CERTA

A maioria das sondas de ultrassom tem várias frequências, e é essencial fazer a varredura na correta. Quanto maior for a frequência usada, maior será a resolução da imagem. Quanto mais baixa for a frequência, melhor será a penetração. Você precisa selecionar a frequência mais alta que lhe dará a melhor penetração.


4. AJUSTE O GANHO

Ganho controla o brilho da imagem. É fácil presumir que ter o ganho definido como alto melhorará a visualização. No entanto, se a imagem for muito clara, as áreas escuras serão apagadas. É melhor definir o ganho mais baixo, para que a imagem fique mais escura.


5. COMPENSAÇÃO DE GANHO DE TEMPO

Se sua máquina tiver compensação de ganho de tempo (TGC), você poderá alterar o ganho na tela em etapas. Os feixes de ultrassom são atenuados à medida que se afastam da sonda. Quanto mais fundo eles vão, mais fraco é o sinal de retorno. Isso torna a imagem mais escura na parte inferior da tela. O TGC permite que você compense isso.


6.AUMENTE O FOCO

Algumas máquinas permitem que o usuário ajuste o número e a posição dos pontos focais na tela. Aumentar o número de pontos focais faz com que a máquina trabalhe mais e reduz a taxa de quadros, ou seja, fica mais lenta. Para ver o movimento, você precisa de apenas um ponto focal. Vários pontos de foco aumentam a visibilidade de órgãos maiores.


Estas são apenas algumas dicas... existem várias outras maneiras de tornar a imagem do seu aparelho mais nítidas... Com o tempo vamos falando delas.


Abraços



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page